Professores de Arte de Ribas do Rio Pardo vivenciam imersão cultural em cidades históricas de Minas Gerais

Ações de Governo | 24/06/2025

A Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu entre os dias 18 e 22 de junho uma viagem pedagógica para 32 professores arte-educadores da rede municipal. O destino foram as cidades históricas de Ouro Preto, Congonhas e Mariana, em Minas Gerais, ícones do barroco brasileiro e do patrimônio cultural nacional.

A ação fez parte de uma proposta de formação continuada com foco na valorização da arte, da cultura e do ensino contextualizado. Ao longo do percurso, os professores vivenciaram uma experiência imersiva em museus, igrejas, centros culturais e patrimônios tombados, ampliando o repertório artístico e histórico e conectando teoria e prática em suas áreas de atuação.

Durante a jornada, os educadores visitaram locais emblemáticos como o Museu da Inconfidência e a Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto; o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, com as famosas esculturas de Aleijadinho; além das minas e igrejas seculares de Mariana.

“Visitar esses espaços nos fez entender o quanto a arte é viva, pulsante e está ligada à identidade de um povo. Voltamos com novas ideias e, principalmente, com a missão de levar aos nossos alunos um ensino mais sensível, contextualizado e significativo”, destacou a professora Carolina Soares de Oliveira.

A proposta vai além do conhecimento adquirido: a expectativa é que a experiência seja compartilhada nas escolas da rede municipal por meio de projetos pedagógicos, exposições e formações internas, fortalecendo o ensino de Arte de forma crítica, criativa e integrada ao patrimônio cultural brasileiro.

De acordo com o prefeito Roberson Moureira, investir na formação dos professores é investir no futuro da cidade. “Quando oferecemos esse tipo de vivência, estamos ampliando horizontes. Esses educadores voltam transformados e levam essa transformação para cada sala de aula, para cada aluno. É assim que construímos uma educação pública de qualidade e com significado”, afirmou.

O secretário municipal de Educação, Renato Collis, também ressaltou o impacto da ação: “Foi uma oportunidade única de vivenciar a história e a arte de forma prática e sensível. Acreditamos na potência da arte como ferramenta pedagógica e de cidadania. Essa viagem é um marco na valorização dos nossos professores e no fortalecimento da educação patrimonial em nosso município”.

A Prefeitura de Ribas do Rio Pardo reafirma seu compromisso com a educação de excelência e continuará investindo em ações que estimulem o desenvolvimento humano, cultural e profissional de seus educadores.

MAIS NOTÍCIAS

Projeto Bombeiros do Amanhã retorna em 2026 e recadastramento dos alunos segue até 19 de novembro
Projeto Bombeiros do Amanhã retorna em 2026 e recadastramento dos alunos segue até 19 de novembro

A Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, por meio do Centro Social Brasil Criança Cidadã, informa que o Projeto Bombeiros do Amanhã está retornando em 2026. Para organizar a retomada,...

Assistência Social promove visita ao Bioparque Pantanal com participantes do Arte que Acolhe
Assistência Social promove visita ao Bioparque Pantanal com participantes do Arte que Acolhe

A Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do CRAS Central, promoveu nesta quarta-feira (12), um passeio ao Bioparque Pantanal, em Campo...

Prefeitura abre inscrições para entrega de brinquedos de Natal
Prefeitura abre inscrições para entrega de brinquedos de Natal

A Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, informa que as inscrições para a entrega de brinquedos de Natal estarão abertas de 12...

Todos os direitos reservados - Ribas do Rio Pardo 2025

Desenvolvido por Argo Soluções